Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Olha uma dica bem bacana para preparação de uma EBF em sua igreja

Dicas
Dicas para quem precisa montar uma EBF.


Outro dia recebi um email interessante, que dizia mais ou menos o seguinte:
...“Pastor, moro longe de tudo, minha igreja é pobre, não disponho de material algum e tenho que montar uma EBF. SOCOOOOORRO!!!
Dentre as respostas que poderia dar a esta irmã, confesso que duas passaram por minha cabeça: 1) “irmã, ore para Jesus voltar antes da sua EBF”. Ou, 2) vamos pensar um pouco e correr atrás do que for possível compartilhar para que esta EBF aconteça, pois EBF é um momento muito importante na vida de uma igreja, principalmente para as crianças. Conheço muitas delas salvas por Cristo através do importante ministério da Escola Bíblica de Férias. Então, enquanto o Senhor não voltar, vamos nós trabalhar, somos servos de Deus procurando conduzir os pequeninos a Ele!
Se você recebeu a incumbência de preparar uma EBF, que bom! Louve a Deus por isto e abrace este desafio como uma grande oportunidade para a sua vida. Em primeiro lugar, saiba que o Senhor é fiel e haverá de suprir cada uma das suas necessidades, em Cristo Jesus.
Ousaria sugerir algumas dicas para quem está na mesma situação desta irmã que me escreveu:
1. Além de orar, comece a pesquisar temas logo cedo.

Dê uma olhada em revistas de Escolas Bíblicas Dominicais antigas, entre em sites procurando pelo nome "EBF" ou "Vacation Bible School" (que é EBF em inglês) e Se você não dominar o inglês tão bem, peça a alguém que conheça melhor o idioma para ajudar-lhe. Hoje com o recurso da internet, muita coisa boa pode ser encontrada. É claro que preciso dizer que “nem tudo que reluz é ouro”, daí, muita coisa nesta pesquisa via internet precisa ser filtrada bem, até porque grupos sectários também recorrem aos nossos recursos (o diabo sempre procura imitar as coisas de Deus e do povo de Deus). Não abrace qualquer conteúdo. Pergunte: é bíblico? É cristocêntrico? A doutrina é cristalina e está de acordo com os padrões e princípios da Palavra de Deus? Havendo dúvida, converse com seu pastor a respeito, ou com algum irmão e irmã que prime pela sã doutrina. Não consulte e chegue a conclusões de montar ‘uma EBF que viu na internet’ sem antes tomar essas precauções, ok?
2. Procure informações com igrejas maiores da sua região.

Sempre tem uma igreja disposta a ajudar, por perto. Se der, faça uma visita, marque com a pessoa responsável pelo Departamento Infantil daquela igreja e procure mesmo se inteirar. Muitas igrejas guardam fotos, roteiros de EBFs. Etc.
3. Planeje a sua EBF!

Uma boa EBF começa pelo menos quatro meses antes! Pare, coloque idéias no papel, planeje tudo: horários; quem ficará responsável por quê; quem cuidará da recepção, do lanche; por contar as histórias, quem comandará as brincadeiras. A SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) mais uma vez é um auxílio de Deus nessas horas. Converse com as querida irmãs da SAF, que têm experiência (muitas delas lecionam ou lecionaram a crianças), sabem promover encontros emocionantes, enfim. A SAF pode também ajudar, além da UPA e UMP.
4. Trabalhe em equipe!

Monte a sua equipe. Ouça a sua equipe. Planeje junto. Convide jovens e adolescentes dispostos para ajudar. Sempre haverá alguém levantado pelo Senhor para ajudar-lhe. Faça reuniões sistemáticas à medida que o tempo da EBF for chegando e uma escala de alvos e de soluções para se atingir este alvo (marque em uma cartolina na parede, por exemplo: quem ficou responsável por tal área, e vá anotando ali as conquistas - ou não - para se buscar outras soluções; o que tem que ser feito ainda,  enfim, ali estará o organograma da EBF..
5. Para o tempo de brincadeiras

Sugiro que também se faça pesquisa na internet. Dê uma olhada nos sites sobre brincadeiras com bola, por exemplo. É incrível como com um simples e até único objeto como uma bola, muitas brincadeiras divertidas podem acontecer. Vise as brincadeiras coletivas. Procure também a escola perto da sua casa, vá à biblioteca do colégio ou municipal, fale com professores de Educação Física ou recreadores crentes, e você poderá anotar muitas brincadeiras boas. Crianças podem dar dicas de brincadeiras, também. Faça até um “desafio”: coloque uma folha na mão de muitas delas com a seguinte frase: as brincadeiras que eu gosto! Elas poderão anotar muitas coisas e dali poderão surgir ideais para este momento também importante em uma EBF.
6. Não procure fazer algo muito complicado.

Às vezes a gente se frustra e até se arrebenta todo emocionalmente, porque procura fazer uma EBF “super-super”! Em tempo, não estou dizendo que você não se empenhe ou que a sua equipe não se esforce para realizar "aquela EBF inesquecível", não é isso. Creio que todos devam render ao máximo dentro da capacidade, potencial e dons - principalmente - que Deus lhes deu. Apenas digo que muitas vezes a EBF torna-se um fim em si mesma, ou seja: corre-se tanto para preparar o evento e para tornar o evento "super", que o foco fica todo perdido: a salvação e edificação de crianças, o entrosamento, a comunhão, a aproximação de vizinhos e de crianças que ainda não freqüentam a igreja.... Enfim. Com planejamento, dedicação e sem pompas de "super EBF pela EBF" o seu trabalho no mês da EBF poderá ficar mesmo inesquecível é na mente e coração das crianças, que é o que importa! Organização, bons estudos, equipe disposta e preparada, oração e principalmente o ensino e aplicação da Palavra de Deus, e sua EBF já estará pronta e será inesquecível para a criança que dela participarem. Você e eu nos lembramos constantemente de EBFs que participamos quando crianças, não? Lembramos nem tanto da “pompa” mas da Palavra que ficou e edificou.Por hora, seriam estas pequenas dicas que compartilho aqui.


Rev. Jáder

Extraído do site:ucp.ipb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Páginas

Postagens populares

Seguidores

BIBLIOTECA DA URCA CRATO CE

BIBLIOTECA DA URCA CRATO CE

CARIRI SHOPPING JUAZEIRO DO NORTE-CE

CARIRI SHOPPING JUAZEIRO DO NORTE-CE

VAMOS COMEMORAR

VAMOS COMEMORAR